Paypal – domando a fera

imageAcho que esse artigo vai servir mais pra quem não manja inglês, e por isso nunca se aventurou. Vamos começar com o básico: “o que é o Paypal, Johnny?”

Paypal é um serviço dos caras do eBay (não, não serve só pro eBay, calma!!!) para que você possa fazer quaisquer tipos de pagamento de forma segura, sem fornecer nenhum dado pessoal de cobrança para o vendedor. Do outro lado, o Paypal é uma ferramenta que permite à você, vendedor, oferecer formas de pagamento com cartão de crédito (principal vantagem para nós, brazucas, em sites lá de fora).

image
Você já ficou todo curioso né? Vai lá, prove isso!

Ok, agora você já sabe o que é o Paypal. Com ele você pode facilitar transferências entre duas pessoas de maneira bastante segura. Vamos à um exemplo prático:

image
“Oi, eu sou o eBay!”

Você quer comprar algo no eBay. Primeiro passo, escolha o que você quer e procure sempre vendedores que enviem para todo o mundo, além de aceitar o Paypal como forma de pagamento (não, não são poucos os que se encaixam nestes pré-requisitos). Ok, você já conseguiu o que queria (seja vencendo o leilão ou pegando um item de compra direta), e agora? Agora entra o Paypal: você acessa sua conta (se ainda não tiver se cadastrado, não tem problema, você pode fazer isso agora), define qual cartão de crédito cadastrado você quer utilizar e… pronto, acabou. Simples e mais rápido do que aquelas malditas maquininhas de padaria/banca/mercado/loja.

Agora, vamos explicar melhor a parte do cadastro: quando você preenche o cadastro no Paypal, tem a opção de informar o(s) seu(s) cartão(ões) de crédito (afinal, vai que você tá abonado e tem mais de um né?). Sim, opção – não é obrigatório, porém você não terá utilidade alguma pro Paypal enquanto não cadastrar um cartão. O Paypal sempre faz uma verificação toda vez que você adiciona um cartão ao seu cadastro, se não me engano fazendo um débito de US$1,00 no seu cartão e pedindo que você informe o código que foi utilizado neste débito (é só acessar sua fatura online e pronto). O Paypal também utiliza-se destes codigos quando você efetua uma compra pelo Paypal, cada vendedor tem um codigo próprio e único.

Por último, mas não menos importante, eu vou comentar sobre uma funcionalidade recentemente disponibilizada aos usuários brazucas, nós! A retirada de crédito da conta Paypal para o cartão de crédito. Sim, eu já comentei sobre isso antes aqui no blog, e não, até hoje ainda não tive a chance de utilizar-me desta funcionalidade, então meu conhecimento a cerca disso é apenas teórico. Mas não deve ser algo muito diferente do teórico mesmo, você decide quanto quer sacar, informa qual cartão deve receber o crédito e voi lá, você sacou sua grana. Ah sim, lembrando que isso vale apenas para cartões Visa – ainda não tive a oportunidade de testar, mas dizem eles que isso pode ser feito tanto em cartões de crédito, quanto débito, quanto pré-pagos (cartão Visa pré-pago? Pois é, certas coisas só lá fora mesmo).

Ahhhh sim, lembrei de uma coisa que acho importantíssimo que seja dito: PROTEÇÃO. E esse é um assunto que eu falo com experiência de quem foi enganado no eBay e conseguiu reaver a grana.

image
Sempre procure por essa parte no lado direito do anúncio do eBay pra saber se você tem proteção pra comprar ou não!

Se você compra um item no eBay, o pagamento é imediato. Porém, todo pagamento feito através do Paypal tem uma espécie de seguro. Vou dar alguns exemplos pra vocês: certa vez comprei 4 cartões MiniSD 1GB com adaptador SD no eBay, mas só 1 deles funcionou. Acionei o eBay, tentando entrar em contato com o vendedor, e ao mesmo tempo acionei o Paypal informando o problema e também informando que estava tentando contato com o vendedor. O vendedor me respondeu dizendo que eu deveria devolver o produto defeituoso para ele me enviar novas peças – mas eu teria que pagar todo o frete, do meu envio e do envio dele. Não só não concordei, como percebi que os itens eram xing-ling piratas falsificados, e nem o eBay nem o Paypal perdoam essa prática, resultado: meu dinheiro todo voltou pro cartão de onde tinha saído. Em outro momento, tinha comprado o box completo e definitivo de um seriado (aqueles que vem com todas as temporadas, sabe?) e nada do item chegar… mesma coisa, acionei o Paypal e o eBay, mas nessa descobri que o cara tava mesmo querendo me engambelar. Resultado, a conta do cara foi suspensa, e minha graninha também voltou pro cartão. Eu ia citar mais uma de pirataria que teve, mas chega.

Espero ter esclarecido as dúvidas, mas se ficou alguma, não hesite em deixar um comentário ou enviar um email perguntando! =)

Johnny C é brasileiro, paulistano e, atualmente, quebrado – mas já esteve numa época boa em que só comprava coisa no eBay e pagava pelo Paypal.

Anúncios

~ por jciocca em dezembro 6, 2007.

4 Respostas to “Paypal – domando a fera”

  1. Eu tenho certeza que a outra história de pirataria foram os nossos cartuchos de Final Fantasy pro Nintendo DS… 😛

    Cara, parabéns pelo post. Depois dessa eu vou gastar minha PLR no eBay!

    Cheers!

  2. Eu adoro o Paypal. Ainda mais agora que já dá pra enviar o dinheiro recebido lá direto pro cartão de crédito.
    Tive só um problema com um vendedor uma vez. Eu comprei um script e nada do cara me enviar o script ou link pra download.
    Entrei em contato com o Paypal, que chamou o vendedor. Acabou que eu não aceitei o produto e o dinheiro foi devolvido.
    Legal seu post!

    Claudia

  3. Johnny, queridinho… Coloca aí uma categoria ‘Utilidade Pública’!
    Hihi.
    Amei o post.
    Biso

  4. Ed: a própria! Onde o cara vendeu cartuchos piratas pra gente como originais e eu consegui nossa grana de volta também!

    Claudia: obrigado pela visita e pelo elogio! =) É sempre bom quando a gente vê que não é caso de “ah, eu consegui porque dei sorte” nessa coisa de reaver dinheiro por negociações mal-feitas por conta do vendedor, mas sim uma questão do serviço ser bom.

    ÓÓ! Como sempre, maravilhoso ver um comentário seu por aqui! E… poxa, brigado… fico até sem graça de ver alguém achar algo tão simples quanto meus posts como uma utilidade pública! bjs!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: