Teste: Windows Live Writer

pois é, resolvi testar. Instalei ele, executei… ele me pediu 3 coisas: URL do blog, nome de usuário e senha… e quando terminou, confirmou o nome do blog. Então, ele me exibiu isso: o layout básico do post, na barrinhalateral tem o nome do blog, juntamente do símbolo do WordPress, com links para ver o site e para a dashboard.

Logo abaixo, links para abrir o rascunho e para os posts mais recentes, e a seguir a área de “inserir” – links, imagem, tabela, mapa, marcas, video, plugin….

E como isso daqui é pra ser um verdadeiro test-drive, no melhor e mais amplo sentido da palavra, vamos testar. Primeiro, se você já sentiu-se interessado, prove isso (ATUALIZADO! Estava apontando pro beta!). Ok, acho que me apressei demais, então vamos dar um preview mais real:

image

Hmmm, ficou bem menor do que eu esperava. Mas já ficou legal – explicando o que eu fiz, uma pusta integração… usei o OneNote (do Office 2007) pra pegar um screenshot (faz eras que não uso mais a teclinha de printscreen, me acostumei com winkey+s), e depois colei no Writer… estou curioso pra ver como essa imagem vai ficar quando eu mandar publicar, se vai continuar pequena do jeito está sendo exibida, se vai ter link pra “versão completa” rs… mas eu imagino que mesmo que fique pequena, vocês já puderam ter uma idéia dele.

Então tá, já testei inserção de link e colagem de imagem (ok, ok, não testei o inserir imagem porque eu dei ctrl+v rs…), o próximo é a tabela… mas uma tabela é sempre uma tabela, um mísero <table></table> e seus respectivos tags internos, nada de mais. Vamos testar então inserir um mapa:

Exibir mapa

Hmmm… isso parece não ter ficado do jeito que eu queria. Eu achei que ele já ia exibir o mapa em si, mas no preview aqui em modo de edição ele está mostrando um link que diz “Exibir mapa”. Me decepcionou, apesar de que a ferramenta me deixou feliz: ao clicar no “Inserir Mapa” ele exibe uma janela onde você pode escolher para exibir um ponto ou um caminho, pode ser exibido apenas em formato de mapa ou com vista aérea. Muito bom, mesmo!

Próximo item, inserir marcas…. Marcas? Hmmm, tags. Tive que configurar manualmente o “provedor” apontando para <a href=”https://proveisso.wordpress.com/tag/{tag-encoded}” rel=”tag”>{tag}</a>, mas isso significa que agora que eu configurei, ele deve exibir as tags corretamente no final do post… coisa que o WordPress não faz (pelo menos eu, em toda minha “novatice” não descobri como fazer).

A seguir, inserir vídeo. Hmmm… Ok, eu tentei simplesmente inserir a URL do video do Youtube, ele reconheceu que o provedor era o Youtube e a resolução do vídeo, mas não me deixou inserir porque não pode nem visualizar dizendo que o serviço estava com sobrecarga. Fui pesquisar um pouco a net, e descobri vários plugins interessantes (e nisso, eu pulo a etapa “Inserir Vídeo” para ir para a etapa “Adicionar um Plug-in” rs..), entre os plugins achei UM, e apenas UM para inserir vídeos do Youtube, mas o site removeu o arquivo e eu não acho em lugar nenhum – nem o PirateBay me ajudou. Se alguém souber onde eu posso baixar o arquivo LiveWriterPlugins_v0.2.zip me avise =)

De qualquer forma, ele permite inserir diretamente vídeos do Soapbox, e como este é um preview, vamos lá: — editado

Íamos lá. Ele não permite que você faça busca por vídeos do Soapbox, ele simplesmente lista seus vídeos e os seus favoritos do Soapbox. Vamos ver se a frescura na inserção da URL é só com o Youtube…

Hmmmm fuciona. E muito bem! Isso me faz pensar seriamente em outras coisas. Assunto pra outro post. Vamos continuar, eu ainda não adicionei nenhum plugin, e vi vários deles muito interessantes… Onde? Windows Live Writer Plugins, ainda tem poucos, mas parece promissor. Dois que me chamaram a atenção foram o SnagIt e o Now Playing.

Plugins instalados, vamos testar:

Shiny Toy Guns – We Are Pilots (Universal) – Le Disko

Muito bom, artista, álbum e música. Show de bola, gostei bastante =D

Bom, instalar o SnagIt não é só instalar o plugin – e eu não vi isso no site, não parei pra ler, fui no básico “download – install”. E acabei de me decepcionar em saber que o SnagIt é um programa pago, tinha ficado espantado quando baixei o plugin pela propaganda que eles fazem dizendo que o plugin é em código aberto e tudo mais. Preciso lembrar de desinstalar, pra não virar um abandonware.

Ah, mas eu não podia deixar de dar uma dicazinha de música ao menos. Viram ali em cima, Shiny Toy Guns? Conheci essa banda completamente sem querer. E o mais engraçado é que essa música é bem conhecida rs… Alguém ai ainda não viu a nova propaganda do MotoRazr2?

AHHHH e eu venci o LiveWriter, mas foi na mão… rs.. editando pelo HTML eu consegui sossegadamente colocar o vídeo do Youtube… mas quero só ver como vai ficar tudo isso quando eu clicar naquele botãozinho escrito publicar. Será que ficará realmente tudo como está aqui? Usando o tag do youtube que o wordpress tem, mas consegui!

Desta vez, vou provar isso rs…

Tags: , , , , , , , ,

Anúncios

~ por jciocca em novembro 24, 2007.

2 Respostas to “Teste: Windows Live Writer”

  1. […] quem viu o primeiro post do dia 24 de novembro até o fim (eu sei, haja paciência) viu uma descoberta nova minha: Shiny Toy Guns – Le Disko. Se […]

  2. Johnny, WLW é amplamente usado entre os blogs, inclusive o Cardosão tb usa. Pode ficar tranquilo que vc está na boa.

    Abração

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: